6 áreas do design para quem trabalha com mídia digital
- Follow Network
- 16 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de jul. de 2020
Provavelmente você já sabe que o design é fundamental para agregar valor à uma marca ou empresa, além de implementar soluções criativas que vão destacar seu negócio de outros do mesmo mercado. Quando o papo é sobre marketing digital, o design pode influenciar diretamente na decisão de compra.
Aliado a um bom copywriting, o design é um dos responsáveis pelo relacionamento entre sua marca e o cliente. Para explicar um pouco da importância do design para mídias digitais, separamos 6 áreas que são essenciais para quem quer ter sucesso na era digital. Aprenda mais sobre cada uma delas!
Design Gráfico
Por muitos considerado a principal área do design, o design gráfico conta com profissionais que estão aptos para trabalhar com comunicação visual de empresas. Aparece no inbound (on-line) em forma de artes para social media e sites, mas também no outbound (off-line) como cartões de visita, outdoors, panfletos, revistas, entre outros.
Web Design
Como o nome já diz, essa área do design é sobre a web. Mas o que na web? Bom, o web design está ligado ao desenvolvimento de sites e plataformas on-line como, por exemplo, e-commerce. O profissional não apenas se preocupa com a questão estética e a parte de comunicação visual. Nesse caso, quem trabalha com web design tem que ter conhecimento de TI, já que a manutenção de sites é um trabalho conjunto ao visual.
Design de Interfaces
Muito confundido com o web design, o design de interfaces (também conhecido como UI Design) vai além do visual e do técnico. O diferencial dessa área é a percepção. Digamos que é um design mais humanizado, já que é todo pensado no comportamento do usuário. O profissional dessa área trabalha com a elaboração de interfaces gráficas para desktop e aplicativos móveis, como telas, layouts e botões.
Design de Experiência
Uma outra área do design que pensa muito no usuário é o design de experiência. Nesse caso, é pensado na experiência do usuário. Ele atua junto com o marketing de experiência na intenção de encantar o cliente e o tornar um promotor da marca. O foco é conquistar o cliente através de produtos, valores e ações. Os profissionais da área pensam em adicionar peças que facilitarão a experiência do cliente como interfaces personalizadas, autenticação por biometria, entre outras.
Design de Produto
Também conhecido por product designer, a pessoa que trabalha nessa área um dia já foi conhecida por desenhista industrial. A função é projeção de produtos. Sim, simples assim (brincadeira). O trabalho é a criação de soluções tecnológicas que se transformarão em produtos para consumo.O profissional dessa área faz o design de móveis, embalagens, acessórios, transportes, entre muitos outros.
Motion Design
A grande aposta das empresas no ambiente digital têm sido os vídeos animados. Para isso, é preciso um profissional que trabalhe unindo ilustrações gráficas e efeitos com a intenção de gerar peças animadas que prendam a atenção do cliente. Assim, é possível trabalhar com social media, criação de peças gráficas para sites e até menos com cinema.
Gostou de conhecer as principais áreas do design para mídia digital? Compartilhe este texto em suas redes sociais!

Comments