top of page
logo branca_edited.png

7 LIVROS ESSENCIAIS PARA QUEM TRABALHA COM MARKETING DIGITAL

O Marketing Digital é uma das tendências do mercado. Muitos profissionais de comunicação estão se posicionando no mercado de trabalho através do Marketing Digital. Hoje, muito pouco se faz sem conhecimento das redes sociais e do mundo digital. Apesar de ser algo relativamente novo, a literatura sobre o tema é bastante abrangente. Vamos conferir algumas dicas de livros para quem quer mergulhar nesse universo, entender com quem pesquisa de verdade sobre esse tema.


1 - Posicionamento: A batalha por sua mente (Al Ries e Jack Trout)

O livro é considerado uma obra-prima. A primeira edição é de 1980 e mostra como o posicionamento é importante em um mercado competitivo. “A batalha do marketing é travada dentro da mente do consumidor”. O posicionamento é aplicável a um produto, um serviço, uma empresa, uma instituição e até a uma pessoa. Para quem trabalha com administração, marketing digital e publicidade, esse livro é essencial.


2 - Marketing Na Era Digital (Martha Gabriel)

Um best-seller! O livro de 2010 é uma das publicações fundamentais para compreender a inserção do consumidor como um gerador de mídia. O livro explica o atual lugar do marketing no contexto da era digital. Estratégia e marketing são assuntos que estão por toda parte nesta publicação.


3 - Nocaute (Gary Vayrnechuk)

Um livro que já nasceu cult. Nocaute, de 2019, é uma publicação do empreendedor 4 vezes best-seller. O livro mostra a batalha pela atenção dos clientes em um novo ring, as redes sociais. Nocaute vai ensinar profissionais de marketing a trabalharem com esse novo público, que opina sobre o que compra, que emite nota, que critica, elogia. O livro ainda contém análises sobre as principais redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.


4 - The Power of Visual Storytelling (Ekaterina Walter e Jessica Gioglio)

As especialistas em Marketing Ekaterina Walter e Jessica Gioglio explicam como utilizar recursos visuais para divulgar sua marca. Postagens visuais na web geram 180% mais engajamento que sem elas. Os espectadores passam 100% mais tempo em páginas com vídeo do que sem. O livro vai ajudar sua empresa a montar uma estratégia visual.


5 - Marketing de Conteúdo: A moeda do século XXI (Rafael Rez)

Um livro que dialoga com diversos grupos. Empresários, profissionais de marketing, comunicação, mídia, trabalhadores liberais. Em Marketing do Conteúdo, Rafael Rez, empreendedor e professor, fala sobre a importância do conteúdo como a principal moeda para atrair as pessoas. A publicação é um ótimo início para quem quer entender melhor o Marketing de Conteúdo.


6 - Obrigado Pelo Marketing (Vitor Peçanha)

A Rock Content é uma referência no Brasil para quem quer ser um profissional do Marketing de conteúdo. Nesse livro, seu fundador, Vitor Peçanha, passeia pelas experiências que levaram sua empresa ao topo do mercado. Você vai entender como a empresa saiu de 0 a um faturamento de 25 milhões de reais em 4 anos.


7 - A/B Testing (Dan Siroker e Pete Koomen)

Um livro que mergulha em entender como o Teste A/B foi importante para o crescimento de empresas como Netflix, Google, Amazon. A porcentagem que um visitante de uma página vira um cliente é de apenas 2%. Quer saber como agarrar esses 98%? Leia A/B Testing. O livro ainda explica como selecionar pessoas para a sua equipe e formar experiências personalizadas para o visitante.


E para aqueles que amam ler, seguem mais três indicações que possuem certa relação com o tema e podem agregar muito conhecimento:


A Cauda Longa: O mercado de massa para o mercado de nicho (Chris Anderson)


Permission Marketing (Seth Godin)


80/20 Internet Lead Generation (Scott A. Dennison)


O Marketing Digital tem muitos braços. Você pode se aprofundar em Storytelling, Marketing de Conteúdo, Redes Sociais. O campo é vasto e abrange diversas áreas do mercado de trabalho, mesmo que a sua atuação seja em apenas um desses segmentos, é imprescindível que tenha ao menos um conhecimento mínimo das outras áreas. Se você gostou das nossas dicas, continue seguindo a Follow.


Em breve, teremos mais dicas para vocês!





 
 
 

Comments


bottom of page