Afinal, qual é a melhor estratégia?
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- 22 de jun. de 2021
- 3 min de leitura
As redes sociais já estão dominando o mundo, todos os profissionais estão falando de marketing digital e vendas on-line. É tão fácil assim? Parece que sim. Mas então porque tem tanta gente frustrada, sem ter resultado, nem lucro? Vamos falar um pouco sobre isso hoje.
Não existe formula para o sucesso, por mais que os gurus de internet queiram que você acredite que eles possuem a receita para fazer dinheiro usando o marketing digital. Cada nicho tem suas particularidades, cada empresa tem seus desafios, não compare seu negócio com o do vizinho. Sabe o que falta nesses cursos que estão sendo vendido aos montes e só frustram ainda mais pessoas? Um módulo te ensinando a criar estratégia que funcione para o SEU NEGÓCIO, que é único.
O QUE É ESTRATÉGIA?
É a definição do conjunto de ações que devem ser tomadas para chegar no objetivo definido. Essa é a etapa zero de todo projeto ou campanha, é aqui aonde todos os cenários são levados em consideração, os possíveis problemas e as respectivas soluções, a definição dos passos a serem seguidos e da conexão entre as etapas.
A estratégia é definida após a fase da pesquisa, que acontece antes da definição das ações que serão tomadas, sendo fundamental para compreender o cenário e conseguir considerar as possibilidades.
COMO DEFINIR UMA ESTRATÉGIA?
Existe estratégia para tudo, conseguir aprovação na autoescola, para otimizar tempo, para crescer uma empresa, captar novos clientes, enfim, realmente são muitas opções. O primeiro passo é definir o seu objetivo, pense no que você quer naquele momento, tenha isso bem claro em mente. Agora vamos a um passo a passo de forma bem simplificada sobre o melhor método para definir uma boa estratégia.
1º Defina o objetivo, período e sua meta:
Saiba o que você quer alcançar com a sua estratégia, isso precisa ser muito claro.
Objetivo: Quero vender mais no mês de dezembro
Período de ação: Do dia 1º ao dia 31 de dezembro
Período de planejamento: Do dia 1º ao dia 31 de novembro
Meta: Vender 2x mais
2º Pesquisa:
Aqui você precisa avaliar o seu cenário de mercado, seu público, concorrentes, estudar cases. É possível usar ferramentas, o mecanismo de busca, questionário com público, são muitas opções, quanto maior a sua amostragem de informação, melhor para a sua estratégia. É preciso saber usar esses dados a seu favor.
3º Análise:
Pegue todas as informações que já tem e analise, questione seus dados. É importante registrar tudo.
4º Design Thinking:
Quer ter ideias inovadoras para sua estratégia?
A técnica de Design Thinking é uma excelente opção para te ajudar a pensar fora da caixa. Aqui é preciso ter um pouco mais de conhecimento técnico para implementar o método.
5º Brainstorm:
Na agência temos sempre o hábito de fazermos brainstorm, que é literalmente uma chuva de ideias. Todos podem falar livremente sobre o que acham, suas experiências, avaliar o que já foi documentado até o momento. Essa etapa garante que você tenha visão 360º do seu projeto ou campanha, reduzindo muito a chance de errar. Quanto maior a diversidade na equipe, melhor.
6º Planejamento:
Agora sim, planilhe, escreva, desenhe, faça da forma que achar melhor e mais prática para você e sua equipe visualizar e acompanhar todas as etapas. É importante que você descreva tudo, cada passo que será dado em direção ao seu objetivo, e quem vai ficar responsável por cada parte, além de detalhar a forma que vai medir o alcance da sua meta.
7º Acompanhamento:
Existem diversas ferramentas que possibilitam fazer uma análise de forma ágil e prática dos resultados obtidos com a aplicação da sua estratégia.

A melhor estratégia é a que leva em consideração todo seu mercado e dá certo para você. Para que isso aconteça, pode ser preciso mudar o rumo das coisas, fazer algumas adaptações. Por isso não tenha medo de testar. Sem uma estratégia você fica apenas navegando no oceano azul e não pega nenhum peixe. Então é hora de começar.
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