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Marketing Digital: saiba o que vai ser tendência em 2021

Começando o ano e a pergunta que mais estão fazendo para o Google é: quais são as tendências de marketing digital para 2021? 2020 não foi nada convencional e muita coisa mudou rapidamente. Para além da tecnologia, os impactos e reflexos da pandemia serão sentidos pelos profissionais de marketing e pelas marcas no próximo ano.

Posto isto, a Deloitte desenvolveu um estudo global chamado “2021 Global Marketing Trends: Find your focus”. A pesquisa analisou a perspectiva e estratégias de consumidores e empresários do mundo todo a fim de entender melhor como a crise econômica resultante da pandemia afetou essas pessoas. A partir dos dados obtidos, a Deloitte separou quais são as 7 tendências que irão definir o marketing digital em 2021, conheça quais são.





Propósito de Marca

Marcas que têm propósito para além de produtos têm forte tendência a crescer cada vez mais. Talvez hoje, este seja um dos maiores diferenciais competitivos que a marca pode ter. De acordo com a pesquisa da Deloitte, marcas que apresentam propósito estão sendo lembradas na pandemia e foram indicadas por 79% dos participantes, por responderem de forma positiva para ajudar os consumidores, colaboradores ou comunidades.


Agilidade

Esse momento é o ideal para investir em ferramentas e tudo o que for necessário para tornar o marketing ágil. O estudo apontou, em 66% das respostas, que a pandemia aumentou o interesse dos consumidores por tecnologias bem desenvolvidas.


Marketing humanizado

Uma das tendências do marketing em 2020, a humanização vai permanecer próxima das marcas em 2021. Mais do que nunca, as empresas precisam expressar que compartilham dos mesmos valores e entendem os sentimentos de seus consumidores. Para a Deloitte, os avanços tecnológicos ainda não compensam completamente as relações interpessoais.


Confiança

Assim como a experiência humana aponta, a tecnologia não substitui por completo as interações interpessoais. É necessário saber observar o consumidor com um olhar mais humano e entender o que elas valorizam. Desta forma e com um bom posicionamento de marca, constrói-se a confiança na marca. A cada quatro pesquisados deixaram de comprar de marcas que não confiavam.


Relacionamento

Participação é muito importante e muitas empresas aproveitaram o engajamento para melhorar o relacionamento e os resultados durante a pandemia. O estudo aponta que o relacionamento com o cliente pode, rapidamente, resultar em uma troca, onde os clientes participam das marcas como embaixadores, influenciadores, colaboradores e inovadores.


Colaboração

A pandemia deu um novo caráter colaborativo entre as marcas. Para atender às novas necessidades do consumidor é preciso que as empresas inovem e experimentem enquanto reconstroem novas abordagens. Parcerias com a indústria serão um bom caminho.


Novos talentos

Para finalizar, a pesquisa da Deloitte apresenta que o ano de 2021 trará mudanças quanto às lideranças de marketing. Acredita-se que o modelo de talentos possa evoluir para a necessidade de diferencial competitivo. Isso acontece porque Marketing & vendas é a área considerada como a segunda mais relevante dentro das empresas.


Nós da Follow apostamos que 2021 vai trazer muito conteúdo animado para nossas vidas. Por não poder ter contato físico, diversas marcar já adaptaram seus comerciais para esse período que estamos vivendo, e por isso estão usando animações. A Globo mudou radicalmente a campanha de final de ano, a Casas Bahia lançou recentemente a repaginação do Baianinho, e colheu os frutos de um buzz marketing bem feito.


E você, quais são as suas apostas para 2021?


Uma coisa é certa, precisamos usar e abusar dos recursos que vão surgir, estar bem presente nas redes e produzindo conteúdo relevante, isso nunca sai de moda. ;)






 
 
 

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