top of page
logo branca_edited.png

Os mistérios do mundo digital.

Virou algo tão comum falar sobre algoritmos, inteligência artificial, software, dados, mas será que todos entendem realmente do que se tratam essas terminologias? O que diferencia cada uma delas, e como são usadas na vida dos profissionais que trabalham no meio digital?


Me chamo Yasmim Gonçalves, trabalho como gerente de marketing digital aqui na Follow, minha maior responsabilidade é a análise, quero compartilhar com você um pouquinho desse universo, que mistura a inteligência artificial e a inteligência humana também.


Antes, deixa eu explicar brevemente o que faz uma analista de marketing digital. Sou responsável por analisar toda estratégia executada por nossa empresa. Coleto todos os dados fornecidos pelos softwares que usamos (falaremos mais sobre isso), faço uma linda elaboração de relatório, além disso preciso dar conclusões para alguns aspectos, a estratégia deu certo? Deu errado? O que aconteceu? Essas são algumas das perguntas que preciso responder.





Agora vamos lá, o assunto que interessa, o que é afinal de contas inteligência artificial? Basicamente são sistemas programados para tentar reproduzir o comportamento humano de forma automatizada. Exemplo disso, as conversas programadas que temos dentro de um site ou até mesmo no WhatsApp, essas são as famosas atendentes virtuais.


Claro que a inteligência artificial está presente em uma infinidade de coisas, no carro, através de todos aqueles sensores, a sua alexa é um tipo de inteligência artificial, enfim, cada um programado com uma determinada funcionalidade, que se formos analisar veremos que são bem complexas, e que há 10 anos atrás iria parece coisa do futuro, só que de 2060.


Você já ouviu falar do algoritmo? Com certeza já, bem o algoritmo das redes sociais tipo Facebook e Instagram deixaram esse termo bem famoso. Eles são responsável por nos manterem "presos" ali dentro do limbo digital, que enquanto navegamos não tem fim. Acho que como eles fazem isso é a parte mais interessante. O algoritmo das redes sociais é único, mas foi programado para agir de forma particular com cada usuário.


Ele age varrendo o nosso consumo de conteúdo, contabiliza cada milésimo de segundo que você pressiona uma foto, o zoom que você dá, quanto tempo passou consumindo uma postagem, o like, a foto que te motivou a escrever, TUDO, absolutamente cada movimento com seus dedos é analisado com um único objetivo, te entregar mais do que te mantem dentro da plataforma. Eu acho mágico e assustador ao mesmo tempo, e você?


Caso não saiba, o bem mais precioso que temos hoje são nossos dados, e nem estou falando do seu CPF, é mais sobre o nosso histórico de busca no Google, por exemplo. Sabe porque isso é tão valioso para as empresas, ao ponto do Facebook ser multado em mais de R$6 milhões por vazamento de dados em 2019?


Quando uma equipe de marketing tem acesso ao perfil do público-alvo é muito fácil personalizar a comunicação para ser extremamente assertivo e conseguir com mais facilidade o que queremos, seja que o usuário compre um produto, odeio ou ame alguém.


Os softwares usados por nós profissionais da área de marketing ajudam muito, principalmente na leitura de dados, que conseguimos coletar de forma autorizada por cada pessoa interessada no produto ou serviço em questão, ou seja, dados que conseguimos coletar entregando conteúdo de valor em diversos formatos, como texto, vídeo, foto, etc.


Existem plataformas muito diversificadas, cada uma dentro de sua especialidade, algumas até tentam trabalhar com uma gama maior de funcionalidades, mas na minha experiência acabam não entregando nada. Usamos softwares para configurar ações ou coletar dados. Um bom exemplo de coleta de dados é o Google Analytics, colocando o código desse software dentro do site conseguimos ter acesso a muitas informações sobre cada usuário que acessou. Usamos outros softwares para configurar a automação de e-mail marketing, para criar a automação de conversas (chatbot), entre outras etapas que a estratégia do cliente exige.


Sei que é muita informação, mas são esses termos e inteligências que compõem o mundo digital e fazem com que ele seja tão eficiente. A área que hoje mais se desenvolve é a da Tecnologia da Informação (TI), que nada mais é do que a área que engloba tudo isso que foi apresentado aqui e alguns pontos que ficaram de fora.


Gostou desse artigo?

Se quiser a continuação comenta aqui que fazemos por você.

 
 
 

Comments


bottom of page