top of page
logo branca_edited.png

Tudo sobre a era do PODCAST

Se você chegou até aqui é porque gosta de consumir ou está pensando em criar o seu próprio canal de Podcast nas plataformas de streaming. E tem razão em se atender para essa nova mídia, afinal, o número de produtores e ouvintes só aumentam.


O Podcast é uma forma de consumir conteúdo usando apenas o som, mas a versão mais divulgada hoje conta também com o apoio do vídeo, seja com transmissão ao vivo ou gravado. Existe o modelo de entrevista, de parceria, ou individual. Vou explicar melhor cada um desses modelos para você poder escolher o que funciona melhor para o seu nicho.


O formato de entrevista é o mais comum, o dono do podcast cria o canal e convida personalidades ligada ao tema central do programa, com um bate-papo bem leve e descontraído o apresentador vai conduzindo a conversa e inserindo as perguntas. É um modelo bem dinâmico e que permite variar muito, pois o assunto sempre vai se adaptar de acordo com o convidado.


Muitos empreendedores estão criando podcasts para falar sobre as temáticas da empresa, e por conta disso os sócios se reúnem, fazendo no formato de parceria. Não existe um entrevistador, todos colaboram com o assunto, vão dando seu ponto de vista e fazendo algumas conclusões. É uma forma muito boa para dar voz aos líderes dessa empresa ou parceiros.


Todo podcast tem um conteúdo presente, mas o formato individual é um pouco diferenciado, com apenas um integrante ali passando toda informação, ou seja, você não precisa estar levando convidados, basta ter um assunto muito bom e conseguir fazer um desdobramento que prenda seu ouvinte.



Ótimo, agora você já sabe o que é e quais são os formatos, mas ainda falta definir o assunto. É possível falar sobre absolutamente tudo em um canal de podcast, de meditação a bolsa de valores. Basta escolher a temática e elaborar um bom planejamento de produção, com as temáticas organizadas, a frequência que vai ser publicado, aqui a pré-produção é essencial.


Parece trabalhoso, será que vale apenas investir? Segundo pesquisa do IBOPE cerca de 50 milhões de pessoas já ouviram ao menos um podcast, o que representa quase 40% das pessoas ativas na internet. Para um formato que acabou de começar isso é uma porcentagem muito significativa. Agora cabe a você decidir se quer alcançar essas pessoas ou não.


Investir em um bom equipamento inicialmente pode sair um pouco caro, mas já temos estúdios completos para você não ter que se preocupar com isso. Espaços que oferecem boa infraestrutura e te auxiliam em todas as etapas pode ser a melhor opção para conseguir de fato tirar sua ideia do papel.


Existem ferramentas que te possibilitam subir todo seu conteúdo para as principais plataformas de streaming (Spotify, Deezer, Apple Music, etc.), o software Anchor é um exemplo de sistema que permite esse compartilhamento simultâneo ou até mesmo organizar o agendamento da postagem.


Agora está na hora de colocar a mão na massa, uma dica extra, se for do Rio de Janeiro nosso espaço está aberto para personalizarmos com a cara do seu podcast, basta entrar em contato através do WhatsApp. Espero que tenha conseguido clarear suas ideias sobre esse novo formato que já é tão consumido aqui no Brasil, e que pode gerar excelentes oportunidades para você crescer.

 
 
 

Comments


bottom of page